Fanpage Twitter Assine o Feed!

Mas afinal o que é CRONOGRAMA CAPILAR?

0

Já expliquei aqui no blog o que é cronograma capilar, mas como foi a 3 anos atrás resolvi explicar novamente, até por que eu voltei a fazer.

Então vamos lá.

Cronograma capilar  é uma forma de tratamento de cabelo que leva um tempo determinado para cada pessoa mas que, em geral, demora quase 1 mês para completar um ciclo”.
Ao fazer o cronograma, deve-se evitar químicas como progressivas e colorações, porém, se há necessidade, deixe-as para a última semana antes da reconstrução e com o cabelo hidratado e nutrido.

Pra dar início, você tem que entender um pouco do que seu cabelo precisa, depois ir em busca de produtos para as fases do cronograma: produtos hidratantes, nutritivos e reconstrutores

Também  é necessário conhecer os produtos que você tem em casa, e descobrir o que eles podem fazer por você, entende? 

Nem tudo que hidrata nutre, nem toda reconstrução cumpre o que promete, e assim por diante.

Agora sim, vamos colocar esses produtos no nosso cronograma:

Hidratação: É a  reposição hídrica. Vamos repor a água perdida no cabelo (fator muito importante para mantê-lo saudável). A linha de produtos deve ser do mesmo gênero (Hidratantes) mesmo que não seja da mesma marca. Isso inclui os restauradores e hidratantes como ampola e flaconetes.

Ingredientes mais comuns das máscaras hidratantes: Extrato de algas, Panthenol, Aloe Vera, Vitaminas, Bepantol, Chocolate, mel, geléia real etc. 

Nutrição: Reposição lipídica. Aqui uma máscara comum pode ter ativo para nutrir o cabelo (como ampolas de vitaminas) acrescentados, tornando-a mais potente. Normalmente as máscaras com muitos nutrientes são mais fortes do que uma simples máscara de hidratação.

Ingredientes mais comuns: Proteínas hidrolisadas, como proteínas do leite, trigo, seda, aveia, etc. Também Ceramidas, óleo de coco, semente de uva, girassol, manteiga de karité, cacau, cupuaçu, tutano.

Reconstrução: Reposição protéica. Esse é o momento em que é importante identificar o que seu cabelo precisa, se ainda está com frizz, poroso, ressecado, queda, quebra, etc.

Ingredientes importantes: Queratina (e seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, arginina), colágeno.

A reconstrução pode ser  complementada por queratina líquida ou ampolas de queratina aplicadas junto com a sua máscara ou após o shampoo (seguindo as instruções do fabricante). A reconstrução com queratina é melhor para cabelos que estão com queda sem justificativa, extremamente danificados por químicas, descoloração, opacos e sem vida, emborrachados, frágeis.

Reparar o cabelo como um todo: As pontas dos cabelos ressecadas e/ou com pontas duplas e sem vida devem ser tratadas com óleos, de argan, de coco, de macadâmia, geléia real, entre outros.  

Mantê-las nutridas durante o tratamento é essencial e indispensável. 


  •  A limpeza com anti-resíduo a cada 15 dias é muito importante, pois dará mais força no tratamento para iniciar um novo ciclo. Uma Excelente opção para esse momento é um detox capilar, tem uma dica muito boa  AQUI .
  •  Lave os cabelos 3x na semana.
  •  As tinturas, banhos de brilho e matizações devem ser deixadas para após a hidratação e antes da reconstrução.

O Cronograma Básico é este abaixo, mas após o primeiro mês você vai aprender a reconhecer as necessidades do seu cabelo, vai perceber o que ele mais agradece e por ai vai modificando seu cronograma.


  • 1ªsemana: Hidratação,Hidratação, Nutrição

  • 2ªsemana: Hidratação,Hidratação, Nutrição

  • 3ªsemana: Hidratação,Hidratação, Nutrição

  • 4ªsemana: Hidratação, Nutrição, Reconstrução

E depois inicia um novo ciclo repetindo o primeiro ou alterando as sequencia de acordo com sua necessidade.

Dicas:
  •  O ciclo não deve começar por reconstrução porque seu cabelo precisa estar hidratado sempre antes de receber uma Reconstrução.
  •  As hidratações devem durar o tempo que indica o fabricante, isso é importante.
  •  Se você lava o cabelo todo dia não é necessário utilizar máscara (a não ser que você queira!). Pode-se usar só shampoo e condicionador hidratantes seguidos de leave-in com uso diário. 
  • Você também pode fazer uma pausa de 48 horas depois de hidratar e reconstruir.

  • Eu estou fazendo toda segunda, quarta e sabado.

  •  Durante o seu cronograma capilar é necessário sempre proteger ainda mais o cabelo de secador e chapinha usando um BOM termo-protetores.

  •  Aos poucos você vai perceber do que o cabelo precisa, e assim fazer uma semana só com hidratações e diminuir as reconstruções dependendo dos processos químicos que vocês faz e suas frequências.

  •   Cabelos muito danificados, crespos e extremamente e ressecados podem precisar de umectação com óleos vegetais PUROS, livres de silicones, parabenos, e compostos de petróleo. A Umectação é uma NUTRIÇÃO, então pode substituir uma nutrição com máscara por ela, ou até mesmo fazer antes da máscara.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...