Fanpage Twitter Assine o Feed!

Aprenda a lavar seu rosto da forma correta.

0

Acordar cedo e lavar o rosto ajuda você a despertar, mas o principal benefício deste hábito é sua pele quem sente: ela fica mais clara, ganha poros desobstruídos e oleosidade sob controle. Além disso, os tratamentos estéticos ficam mais eficientes quando a pele está limpa, pois os produtos penetram com mais facilidade.

Lavar o rosto duas vezes ao dia (de manhã e à noite) é a frequência ideal para garantir todos esses benefícios sem desequilibrar o pH da pele. Para evitar irritações ou oleosidade excessiva após a lavagem, dermatologistas chamam a atenção para alguns cuidados, que você confere no passo a passo a seguir.  



Antes de tudo, lave as mãos

A primeira coisa a fazer é deixar as mãos limpas. Como elas serão usadas para enxaguar e aplicar sabonete e outros produtos, é essencial que estejam livres de bactérias para não contaminar o rosto. Capriche na tarefa: passe sabonete, esfregue uma mão na outra e tire todo o sabão - a fórmula usada nas mãos é muito agressiva para a pele do rosto.

Verifique a temperatura da água

O ideal é sempre usar a água em uma temperatura natural ou, em dias frios, levemente aquecida. A água muito quente, apesar de mais confortável, deixa a pele mais ressecada e desidratada. Para combater o ressecamento, as glândulas da pele produzem ainda mais óleo, deixando a pele oleosa demais.

Já a água muito fria provoca um choque térmico na pele, ou seja, causa constrição dos vasos. Em médio prazo, esse choque pode provocar alterações róseas na estrutura da pele.  

Acerte na quantidade de sabão

Geralmente, as fórmulas de sabonete para o rosto são mais suaves e eles não fazem tanta espuma. Não se preocupe com isso, a dose ideal de sabonete líquido deve ser suficiente para espalhar por toda a pele, incluindo a região abaixo do pescoço. Se o sabonete for em barra, faça a espuma nas mãos e vá aplicado no rosto, sem se preocupar em fazer sabão. Para escolher o tipo de sabonete ideal para a sua pele, veja as dicas do dermatologista Carlos Miranda:

- Pele normal a mista: procure um sabonete neutro e que hidrate e tonifique a pele. Pode conter extrato de hamamélis e alantoína;
- Pele oleosa: use um sabonete com substâncias mais secantes ou adstringentes, como o própolis;
- Pele seca: prefira produtos mais nutritivos, que hidratam e não fazem muita espuma, como à base de lanolina e óleo de amêndoas.

Massageie o rosto

Em vez de esfregar a pele com o sabão, faça uma massagem. A pele do rosto é muito sensível. Dependendo da intensidade e da força que você usa para esfregá-la, podem surgir pequenos ferimentos, arranhões ou um rompimento das fibras de colágeno e elastina, que dão firmeza e sustentação à pele.

Uma massagem suave, feita com as pontas dos dedos, pode estimular a circulação local, melhorando a nutrição das células da pele. Só tome cuidado com a duração dos movimentos, o estímulo exagerado também pode levar ao aumento da oleosidade.

Passe bucha vegetal

A bucha faz uma esfoliação suave da pele, removendo impurezas e células mortas. Cuidado apenas para não usá-la com muita agressividade e machucar a pele. Além disso, evite passar a bucha sempre - usar duas ou três vezes por semana já é suficiente e não desgasta demais a pele - quando ela é muito estimulada, a oleosidade aumenta e os poros podem se obstruir.  

Enxague com atenção

É comum se esquecer de enxaguar direito algumas partes do rosto. A área dos olhos, principalmente entre as mulheres, costuma acumular maquiagem e precisa de atenção especial. Ela conta que a região próxima ao couro cabeludo também costuma ficar esquecida, com acúmulo de resquícios de sabão, que podem deixar a pele irritada e ressecada.  

Finalize com água fria

Enxaguar com água fria no final ajuda a deixar os poros mais fechados. Isso acontece porque a baixa temperatura leva à constrição dos vasos (vasoconstrição). Mas não é preciso exagerar na mudança de temperatura da água para não provocar um choque térmico muito agressivo à pele.  

Seque com cuidado

Use uma toalha limpa (de preferência uma que você use apenas para secar o rosto) e não arraste ou esfregue na pele. A melhor maneira de secar é pressionando a toalha levemente contra o rosto, para absorver o excesso de água sem irritar a pele.







0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...